Linhas de Pesquisa

Biomateriais

Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento e a inovação científico-tecnológica na área de biomateriais. Ela tem como principais objetivos a produção e a caracterização de biomateriais em suas diversas formas (poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos). Os biomateriais produzidos têm suas propriedades químicas, físicas, mecânicas ou morfológicas caracterizadas visando aplicações nos setores biomédico e farmacêutico. Com isto pretende-se acelerar o período de recuperação e aumentar a qualidade de vida dos pacientes através da melhoria de materiais para implantes, minimização de riscos de rejeição e buscar aprimorar as técnicas de biofabricação. Como resultado, pretendemos ampliar nossa independência nos setores de produção e fabricação de biomateriais, contribuindo assim para a produção nacional de dispositivos biomédicos, próteses, órteses e implantes derivados de materiais e técnicas desenvolvidos nesta linha.

Nanomateriais

Esta linha de pesquisa tem como objetivo realizar investigações teóricas e experimentais focadas tanto no aprimoramento, quanto no desenvolvimento, de novos nanomateriais e técnicas de produção e de manipulação dos mesmos. Com este propósito nesta linha desenvolve-se pesquisas em materiais nanoparticulados, nanoestruturados e heteroestruturados dentro das classes dos metais, cerâmicas, polímeros e compósitos, todos de elevado interesse científico e aplicabilidade nas indústrias farmacêutica, médica, eletroeletrônica, aeroespacial e de energia. Além do foco no aprimoramento e no desenvolvimento de novos materiais e rotas de preparação, as pesquisas aqui desenvolvidas também estarão voltadas para a avaliação dos impactos ambientais e biológicos dos nanomateriais.

Materiais e Processos para Aplicações Industriais

Esta linha tem como objetivo a realização de pesquisas no âmbito de novos materiais e processos de fabricação para aplicação em indústrias de base tecnológica ligadas aos setores aeroespacial, automotivo, energia e eletroeletrônico. São desenvolvidas pesquisas em ciência básica e aplicada visando produzir materiais com propriedades físicas maximizadas e de grande interesse tecnológico, através de um controle adequado da composição, do processamento e, consequentemente, da microestrutura. As pesquisas são realizadas em materiais com ampla aplicação nestes setores tecnológicos, como metais, ligas metálicas, compostos intermetálicos, compósitos de diferentes matrizes (cerâmica, metálica e polimérica), cerâmicas (em particular as eletroeletrônicas e biocompatíveis) e polímeros e suas blendas. Como a pesquisa aplicada é um dos pilares desta linha buscamos constantemente o estabelecimento de interação com as indústrias e demais institutos de pesquisas.

Campus Diadema

Rua São Nicolau, 210 - 5 andar - Centro

CEP 09913-030 - Fone: (11) 4044-0500 R:3510

 

Campus São José dos Campos

 Rua Talim, 330,Vila Nair

CEP 12231-280 - Fone: (12) 3924-9536

 

Campus São Paulo

Rua Botucatu, 740, Vila Clementino

CEP 04023-900 - Fone: (11) 5576-4728

Mapa do Site